TEMAZCAL

"A cerimônia do Temazcal é dos primeiros e mais antigos ensinamentos que existem. Vem da origem. E a origem é no ventre de nossa Mãe Terra, numa das primeiras cerimônias que temos na hora de vir a tomar forma, a tomar força, de nos encontrarmos com os quatro elementos e direções, com o Criador, o Grande Espiríto."

Com a presença da "temazcaleira" Beatriz, um grupo reuniu-se para compartilhar desta cerimônia que remonta aos nossos antepassados índios, mais precisamente do oeste norte-americano.
A "tenda do suor" representa o ventre, lugar de fertilidade, com suas sementes prontas a germinar. O vapor vindo das pedras incandescentes que vão entrando completam uma atmosfera elaborada com as essências que vagam pelo ar como a sálvia, o copal, o cedro, etc.
Ao toque do tambor xamânico, músicas são entoadas provocando nossas sensações, esta volta ao momento do nascimento torna-se um Renascimento, mostrando que devemos mudar nossas posturas diante da Vida.

"...você me pede para falar sobre minha experiência numa Tenda do Suor. Como você descreveria o seu nascimento? (...) Por que você quer saber das minhas sensações? Vivas as suas!" White Goose

0 comentários: