VILA BRASIL

A Vila Cultural Brasil é um espaço público de cultura e arte, com sede na Rua Uruguai desde 2005. Nesta época a Associação de Capoeira Angola Forte Santo Antonio, alugou a casa para sediar os treino e rodas do grupo. Em 2006, foi aberto o edital de Vilas Culturais, projeto estratégico do Programa Municpipal de Cultura do município de Londrina- Promic.  O projeto Vila Cultural Brasil foi aprovado e desde então, todos os anos, a vila continua aberta para o fomento e desenvolvimento da cultura e arte.

O espaço da Vila Cultural abriga, durante todo o ano, oficinas, cursos e apresentações em diversas áreas, como a capoeira angola, as danças populares, as manifestações de cultura popular, a gastronomia, dentre outras. Trata-se de um espaço público, patrocinado pelo poder público, cujo objetivo é dar oportunidades a grupos e produtores da cultura local, tendo como fim, a democratização do acesso da cultura para toda a comunidade.

Existe em Londrina 8 Vilas Culturais, cada qual com uma aptidão específica. A Vila Cultural Brasil, em razão da história de sua formação, tem como característica principal, a pesquisa e preservação da cultura popular brasileira e o patrimônio histórico e cultural. O foco principal deste trabalho tem sido a capoeira angola, embasada nos ensinamentos e fundamentos do Mestre João Pequeno de Pastinha, Salvador Bahia.
Outros projetos e iniciativas, entretanto, assumiram o espaço da Vila, com o tempo, como a prática do bumba-meu-boi, o cinema, através do grupo Ahoramágica, hoje, um ponto de cineclubismo ligado ao programa Cine Mais Cultura, do Minc; associação de ogans, cuja pesquisa se relaciona com a preservação da cultura e religiões de matrizes afro-brasileira.

Nestes 5 anos de existência a Vila Brasil foi palco de diversos eventos, oficinas, saruas da nossa cultura, trazendo mestres  personagens de todo o Brasil, como Mestre João Pequeno, Mestre Boca Rica, Mestre Ciro Lima, Vermelho, Tião Carvalho, Pedro Abib, Fred Abreu, dentre tantos outros brincantes, capoeiristas e pesquisadores da nossa cultura.