QUINTAL DA VILA

No último domingo, dia 20, aconteceu mais uma edição do Quintal da Vila, evento que reuniu diversas linguagens na Vila Cultural Brasil. Muita animação e cultura que começou a rolar a partir das 17 horas e continuou até o início da noite.
Estiveram presentes moradores da comunidade contribuindo com a festa, alunos da UEL e habitantes de várias regiões de Londrina.
Formando uma aliança entre a Universidade Estadual de Londrina, o Departamento de Artes Visuais, o Projeto de Ações Culturais e a Vila Cultural Brasil o nome do evento não podia ter sido mais adequado: Sarau no Quintal.
A festa teve o lançamento do livro "Volições" de Yara Camilo, os causos de Edgar de Abreu, a poesia de Valmor Severo, a banda Relicários do Folclore, cenas teatrais com a Cia. Teatro de Garagem, número de pirofagia com Kafo e vídeos que ficaram rolando durante a festa como a inmperdível entrevista de Clarice Lispector para a TV Cultura.
Com muita pipoca, brigadeiro e caldo de feijão a casa da Rua Uruguai, 1656 esteve repleta de gente bonita, mostrando que a cultura pode reunir muita gente.
No final, como não podia deixar de ser num sarau, a luz de velas houve um recital de poesias e causos por aqueles que permaneceram até as portas se fecharem.
Aguardem, novos encontros acontecerão!
A Vila Cultural Brasil é um espaço destinado a atender a comunidade londrinense e, em especial, os moradores da Vila Brasil. Pensando nisso, nós ofertamos algumas atividades como: cursos, mostra de filmes, debates, entre outras.
Mas com o intuito de melhor atender aos nossos vizinhos, iremos realizar uma pesquisa para sabermos quais são as necessidades e opiniões dos moradores locais. Para que este trabalho seja realizado, pessoas credenciadas irão passar nas casas e fazer algumas perguntas. Assim iremos nos conhecendo um pouco mais e nós da Vila Cultural Brasil poderemos atender melhor a população.
Também estaremos disponibilizando para os moradores da Vila Brasil um espaço para expressarem suas idéias e opiniões em nosso jornal. A pessoa interessada em encaminhar seu texto só precisa entrar em contato conosco.Notícias e histórias sobre a nossa comunidade serão sempre bem vindas! Sabemos que este bairro tem muita História para ser contada, haja vista se tratar de um dos lugares mais antigos da cidade, sabemos que existem moradores que estão aqui desde oinício, por isso utilizamos o jornal como uma maneira de estabelecermos nosso primeiro contato, para que novas conversas venham a surgir e novas matérias venham compor esta publicação.
CURSOS
CAPOEIRA ANGOLA
seg/qua/sex 19:00
ter/qui 10:00
INICIAÇÃO TEATRAL
ter/qui 19:30
TEATRO DE BONECOS
ter/qui 15:00
XILOGRAVURA
seg 09:00
INGLÊS
ter/qui 16:00
ESPANHOL
sexta 15:30
BRINQUEDOS POPULARES
sexta 15:00
VIOLA E VIOLÃO
quinta 13:30

Em primeiro lugar, dá licença minha gente, pra poder falar sobre uma coisa importante: a cultura. A cultura é uma coisa que pode envolver todas as atividades que o homem, a mulher e a sociedade em geral desenvolve.
Tudo o que fazemos, como fazemos, como comemos, estudamos, namoramos, rezamos, nos relacionamos, definem o tipo de cultura que temos.Uns são cristãos, uns são judeus, outros são muçulmanos, budistas,etc. Aqui no Brasil somos um país imenso, com uma cultura diversificada em cada estado e em cada região.
A Vila Cultural Brasil é um projeto cultural vinculado ao município de Londrina. Existem 09 vilas culturais na cidade, cada uma delas procura expressar formas diferentes de ver o mundo. Assim é a vida! Por menos que queiramos, cada um, cada pessoa vê o mundo diferentemente. O que faz com que vivamos em comunidade é a cultura, ou seja, aquilo que fazemos todos nós da mesma forma. Isso cria o que chamamos de identidade.
Pois bem, a Vila Cultural Brasil tem como identidade a Capoeira Angola, uma arte brasileira, criada pelos negros escravos que foram trazidos para o Brasil. Nossa Vila Cultural também trabalha com Teatro, Xilogravura, Cultura Popular Brasileira, Bonecos, além de outras formas de vermos e expressarmos o mundo que vivemos.
A proposta da Vila Cultural Brasil é divulgar a cultura como um patrimônio de todos, como forma de liberdade de expressão, um direito que todos temos e devemos preservar.Estamos aberto à participação de todos aqueles que queiram contribuir,construir uma cultura de coletividade e solidariedade.