Projeto envolve moradores de casas de madeira da Vila Brasil

Desde setembro deste ano o projeto “Memórias de Madeira” vem coletando vivências e memórias que nos remetem as casas de madeira, por meio de entrevistas com os moradores deste tipo de arquitetura. Até o momento foram realizadas onze entrevistas.

Tendo em vista o rápido desaparecimento das casas de madeira, o projeto tem identificado os problemas mais comuns, os quais fazem com que as mesmas sejam substituídas por outros tipos de construções.

Além disso, acreditamos que possam ser coletadas algumas técnicas de manutenção das casas junto aos próprios moradores da Vila Brasil. E a partir, da ajuda de profissionais da construção civil, formularemos uma cartilha com dicas para a manutenção das casas de madeira. Com a grande parte das entrevistas finalizadas podemos já afirmar que pelo menos cinco técnicas foram identificadas.

Em janeiro de 2009, a cartilha com as memórias e as técnicas coletadas será distribuída gratuitamente em um coquetel de lançamento. Os moradores participantes da pesquisa também receberão um DVD com todas as fotos das casas de madeira do bairro, além de contribuir com a preservação do patrimônio histórico-cultural de Londrina.

Os interessados em participar podem procurar a Vila Cultural Brasil, na Rua Uruguai 1656 ou pelo telefone 3324-8056.


0 comentários: