CURSO DE INICIAÇÃO TEATRO DE GARAGEM APRESENTA SEU TERCEIRO ESPETÁCULO NA VILA CULTURAL BRASIL

A terceira turma do Curso de Iniciação Teatro de Garagem fez sua estréia do espetáculo “Movimento Impetuoso da Alma” em novembro, na Vila Cultural Brasil (Rua Uruguai 1656, esquina com Venezuela).
Com um roteiro não-linear, a peça “Movimento Impetuoso da Alma”, busca através da linguagem teatral, proporcionar para um público de trinta pessoas por apresentação, experiências sensoriais por via do espaço físico, das ações dos atores e das instalações que compõem o cenário. De acordo com o minidicionário Sacconi da língua portuguesa, Movimento impetuoso da alma para o bem ou para o mal, é um dos significados da palavra que inspirou o espetáculo: paixão.

“E pelo Arauto no alto do palco / onde mito vomita uma história / que repete / a história da estória / o canto do bode / espermatozóide / o pagode na prece / do samba-enredo reconhece ...”

“O prólogo da peça é uma releitura da música “Dom Quixote” de autoria do músico e compositor baiano Tom Zé. A letra foi nossa primeira inspiração e foi através de sua interpretação que chegamos ao tema”, diz Everton Bonfim, diretor do espetáculo.

A varanda da casa de madeira se transforma em um palco de cabaré. O público é convidado pelos personagens a entrar e percorrer um caminho que o levará ao “infinito das paixões”. Segundo o Arauto deste espetáculo, é o lugar onde todos os movimentos impetuosos são aceitos e respeitados. A paixão carnal, por coisas, pela natureza, pelo palco, pelo mar, por aventuras, são algumas das que ocupam lugares nesta estória. Os cômodos da casa servem de abrigo para personagens que se comunicam diretamente com o público, trazendo-o para dentro do cenário, deixando-o fazer parte da construção de sentido em cada cena. No caminho proposto também encontramos um hospital, um barco, um sítio, lugares carregados de histórias esquecidas pelo tempo e que são recontadas através da interação entre os personagens e a platéia.

Com o público já dentro da casa, o espetáculo é anunciado pelo Arauto. A cena é interrompida por dois cavaleiros andantes, Dom Quixote e seu companheiro Sancho Pança, eles procuram os “Deuses controladores das paixões”, mas quem são esses Deuses e onde eles estão? Com a ajuda do Arauto, da Zefa, de um Médico, de um Escrivão, do Apresentador do Cabaré, da dançarina Carmelita, dos Marinheiros e seu Capitão, o público poderá se comunicar com tais “Deuses” através de seus pedidos, e assim, participar desse encontro “que somente os dementes, os loucos, os teatros...”

O elenco é formado por Ana Alice Cafolla, André Hereck, Cloves Cardoso, Elisângela de Pádua, Everton Bonfim, Herbert Proença, Lincoln Normando, Miguel Matoso, Rafael Avansini, Rodrigo Feitosa e Tiago Garcia.

A direção é de Everton Bonfim, ministrante do Curso de Iniciação Teatro de Garagem.

O texto é uma colagem de poemas e letras de músicas dos seguintes autores: Tom Zé, Thiago de Mello, Manuel de Barros, Mário Quintana, Bernardo Guimarães, Alice Chaves, Paulo Marques, Leandro Proença e Álvaro de Campos. E também dos atores Herbert Proença, Everton Bonfim, Rafael Avansini e Tiago Garcia.

A concepção da Trilha Sonora é de Caíque Bellaver. A Iluminação é de Everton Bonfim e Rafael Santos de Barros. Os Figurinos são de Nathalia Oncken. A concepção do Cenário é do grupo. A Programação Visual ficou por conta do Franchico. As Fotos são da Isabela Figueiredo e nossa Contra-Regra é a Jussara Ruas.


Ficha Técnica:

Elenco: Ana Alice Cafolla, André Hereck, Cloves Cardoso, Elisângela de Pádua, Everton Bonfim, Herbert Proença, Lincoln Normando, Miguel Matoso, Rafael Avansini, Rodrigo Feitosa e Tiago Garcia

Direção: Everton Bonfim

Concepção do Espaço: Criação Coletiva

Dramaturgia: Herbert Proença, Everton Bonfim, Rafael Avansini e Tiago Garcia

Colagens de poemas e letras de músicas dos autores: Tom Zé, Thiago de Mello, Manuel de Barros, Mário Quintana, Bernardo Guimarães, Alice Chaves, Paulo Marques, Leandro Proença e Álvaro de Campos

Trilha Sonora: Caíque Bellaver

Iluminação: Everton Bonfim e Rafael Santos de Barros

Figurinos: Nathália Oncken

Cenário: Criação Coletiva

Programação Visual: Franchico

Contra-Regra: Jussara Ruas

Fotos: Isabela Figueiredo

Oficina de Coco: Daniela Fioruci

Agradecimentos: Aos nossos pais, aos vizinhos da vila e a todos que contribuíram para a realização deste espetáculo: A equipe da Vila Cultural Brasil - Marcelo, Danilo e Mauren. A equipe do Fuxico Brasil – Maria Fernandes da Silva, Sueli e Tica. Ao Bruno Mateus Fernandes, Paula Quintella, Michael Jhonny Livino, Manuel Arruda, Mônica Ricardo, Miguel Arruda, Cia. Teatro de Garagem e Cláudio Antonio Bernardi

0 comentários: