Cacuriá na Vila Cultural Brasil

O cacuriá é uma dança típica do estado do Maranhão, no Brasil, surgida como parte das festividades do Divino Espírito Santo, uma das tradições juninas. A dança é feita em pares com formação em círculo, o "cordão", acompanhada por instrumentos de percussão chamados caixas do Divino (pequenos tambores).

No final da Festa do Divino Espírito Santo, após a chamada derrubada do mastro, as caixeiras do carimbó podem descansar. É neste momento que elas passam à porção profana da festa, com o cacuriá. A parte vocal é feita por versos improvisados respondidos por um coro de brincantes. O ritmo é uma derivação do carimbó maranhense.

(FONTE: Wikipédia - http://pt.wikipedia.org/wiki/Cacuri%C3%A1)

Retomando os acontecidos na Vila postamos um vídeo de uma roda de cacuriá que aconteceu aqui em novembro de 2007. As revitalização de danças populares na cidade é um projeto antigo, onde muitas pessoas deram suas contribuições. Com a presença do ilustre mestre da cultura popular maranhense Tião Carvalho o vídeo abaixo mostra uma das folias ocorridas aqui na Vila.
Embora distante da maneira como é praticada em suas terras de origem, a brincadeira manteve o que é de mais importante: a alegria, a união e a afetividade.

O interesse da Vila é cada vez mais reunir brincantes, pesquisadores e mestres das tradições populares com o intuito de torna a vida na 'pequena londres' mais calorosa e sincera, diferente do mundo do consumo apresentado pelas grandes mídias.

Vale a pena assistir o vídeo.

http://www.youtube.com/watch?v=UVz7G8iUXWo



0 comentários: