Oficina gratuita de Teatro do Oprimido

A Vila Cultural Brasil realiza a partir do dia 12 de setembro, uma oficina gratuita de Teatro do Oprimido. O curso que terá duração de dois meses será coordenado pelo ator Thiago Patrocinio todos os sábados das 9h às 12h na sede da Vila Cultural Brasil, localizada na Rua Uruguai 1656, na Vila Brasil.

O Teatro do Oprimido (TO) é um método teatral, criado na década de 60 pelo teatrólogo brasileiro Augusto Boal que reúne exercícios, jogos e técnicas teatrais elaboradas. Os seus principais objetivos são a democratização dos meios de produção teatrais, o acesso das camadas sociais menos favorecidas e a transformação da realidade através do diálogo.

De acordo com o ator e coordenador da oficina, Thiago Patrocínio, o curso tem o objetivo de apresentar as principais técnicas TO que é representado por personagem que luta para transformar a realidade. Entre as técnicas a serem ensinadas estão o teatro-fórum e o teatro-jornal.

Segundo o coordenador, no teatro-fórum os participantes encenarão duas ou mais cenas baseadas na suas experiências pessoais. “É onde ocorre a encenação de um problema real. Onde os espectadores são convidados a entrar em cena, substituir o personagem oprimido na cena e, através da improvisação, apresentar alternativas que mudem o rumo dos acontecimentos” explicou.

Já o teatro-jornal, conforme Thiago Patrocínio, é quando os participantes encenam duas ou mais cenas baseadas em leitura e análise de noticias de jornais. “Consiste na escolha de uma determinada notícia, publicada no meio impresso, que é discutida pelo grupo, procurando deste modo verificar quais os pontos que eventualmente sofreram censura, quais os interesses por detrás da informação ali contida, como as pessoas descreveriam o fato, etc.”

As inscrições para a oficina do Teatro do Oprimido podem ser feitas pelo telefone 3324 8056. Vila Cultural Brasil faz parte do Projeto Vilas Culturais do Programa Municipal de Incentivo a Cultura - Promic, da Prefeitura de Londrina.

0 comentários: