
O Teatro do Oprimido (TO) é um método teatral, criado na década de 60 pelo teatrólogo brasileiro Augusto Boal que reúne exercícios, jogos e técnicas teatrais elaboradas. Os seus principais objetivos são a democratização dos meios de produção teatrais, o acesso das camadas sociais menos favorecidas e a transformação da realidade através do diálogo.
De acordo com o ator e coordenador da oficina, Thiago Patrocínio, o curso tem o objetivo de apresentar as principais técnicas TO que é representado por personagem que luta para transformar a realidade. Entre as técnicas a serem ensinadas estão o teatro-fórum e o teatro-jornal.
Segundo o coordenador, no teatro-fórum os participantes encenarão duas ou mais cenas baseadas na suas experiências pessoais. “É onde ocorre a encenação de um problema real. Onde os espectadores são convidados a entrar em cena, substituir o personagem oprimido na cena e, através da improvisação, apresentar alternativas que mudem o rumo dos acontecimentos” explicou.
Já o teatro-jornal, conforme Thiago Patrocínio, é quando os participantes encenam duas ou mais cenas baseadas em leitura e análise de noticias de jornais. “Consiste na escolha de uma determinada notícia, publicada no meio impresso, que é discutida pelo grupo, procurando deste modo verificar quais os pontos que eventualmente sofreram censura, quais os interesses por detrás da informação ali contida, como as pessoas descreveriam o fato, etc.”
As inscrições para a oficina do Teatro do Oprimido podem ser feitas pelo telefone 3324 8056. Vila Cultural Brasil faz parte do Projeto Vilas Culturais do Programa Municipal de Incentivo a Cultura - Promic, da Prefeitura de Londrina.